Condicionamento Físico & Saúde

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Óleo de Côco - Engano dos Especialistas

Olá pessoal!

No site da UOL encontrei a afirmação da médica endocrinologista e presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia [SBEM] [para ver a matéria clique aqui] sobre óleo de coco, ela disse:
“Não existe comprovação científica de que o óleo de coco emagreça ou traga esses benefícios prometidos. Muito pelo contrário, ele nada mais é do que gordura saturada, que aumenta muito os níveis de colesterol ruim no organismo, provoca aumento do nível de triglicerídeos, sobrepeso e pode trazer problemas cardiovasculares e sobrecarga hepática a quem ingerir em altas quantidades, explica a especialista."


Sempre que tenho tempo, quando as crianças deixam, procuro por artigos científicos sobre os temas relacionados ao meu trabalho, na semana passada encontrei um trabalho sobre o óleo de coco. Resolvi então mostrá-lo para vocês.

Effects of Dietary Coconut Oil on the Biochemical and Anthropometric Profiles of Women Presenting Abdominal Obesity [ref]


Esse trabalho foi realizado em desenho chamado de Experimental Randomizado, que é um tipo de trabalho capaz de gerar informações de grande validade científica.

Participaram 40 mulheres entre 20 e 40 anos, elas foram divididas em em dois grupos. Um grupo ingeriu 30 ml de óleo de soja por dia [GOS] durante 12 semanas e outro grupo ingeriu a mesma quantidade de óleo de coco pelo mesmo período de tempo [GOC].

Todas as participantes do estudo apresentavam, no início da experiência, uma circunferência da cintura maior do que 88 cm. Essa medida pode ser usada como um indicador de riscos relacionados com a saúde [ref]. A medida de 88 cm para as mulheres é enquadrada na classificação de risco elevado [ref].

Foi orientado que os dois grupo fizessem 50 minutos de caminhada por dia e ingerissem uma dieta hipocalórica.

As variáveis mensuradas foram:

  • Circunferência da cintura [CC]
  • Colesterol Total [CT]
  • Colesterol HDL [HDL]
  • Relação Colesterol LDL:HDL [LDL:HDL]
  • Índice de Massa Corporal [IMC]

Os resultados foram os seguintes:

  • GOC  e GOS tiveram redução do IMC
  • Somente o GOC teve redução da CC
  • GOS apresentou aumento no CT, LDL e na LDL:HDL
  • GOS apresentou redução do HDL
  • GOC não apresentou alteração no CT. LDL:HDL ou HDL

Os autores concluíram que a suplementação com óleo de coco não gera alterações danosas no colesterol e promove diminuição da gordura visceral.

Dessa forma a afirmação da Dra. Rosana Radominski de que o óleo de coco causa sobrepeso e aumento dos riscos cardiovasculares não é sustentada pela ciência. Pelo menos, não pelos resultados desse trabalho.

Existem outros estudos mostrando aspectos positivos do uso do óleo de coco, abaixo mostro dois.


A Diet Rich in Coconut Oil Reduces Diurnal Postprandial Variations in Circulating Tissue Plasminogen Activator Antigen and Fasting Lipoprotein (a) Compared with a Diet Rich in Unsaturated Fat in Women [ref]

Este demonstrou a possibilidade de redução do risco de arteriosclerose com o uso do óleo de coco.

Weight-loss diet that includes consumption of medium-chain triacylglycerol oil leads to a greater rate of weight and fat mass loss than does olive oil. [ref]
Este mostrou a influência positivado óleo de coco na perda de peso.

Assim podemos dizer que o óleo do coco pode ser usado como uma ferramenta positiva para a melhoria dos riscos à saúde e diminuição da gordura corporal.

Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário